Posted by : Gustavo Reis segunda-feira, 28 de abril de 2014



6 dicas para melhorar o SEO do blog.

Um blogueiro precisa saber pelo menos o mínimo sobre SEO. Você não precisa ser um expert, um analista de SEO, mas precisa saber o mínimo para que seus artigos fiquem bem indexados nos mecanismos de pesquisa.

A frase “conteúdo é rei” é muito ouvida e utilizada por blogueiros, querendo com isso mostrar que tendo conteúdo de qualidade o resto não importa muito. Isso não é verdade. O conteúdo de qualidade é importante, mas não é a única preocupação do blogueiro atualmente. Hoje você, além de produzir conteúdo de qualidade, precisa ter seu texto otimizado para os mecanismos de pesquisa.

6 dicas para melhorar o SEO do blog

Nesse artigo vou dar uma ideia do que seria o básico que o blogueiro precisa aprender sobre SEO e no final apresentar uma nova ferramenta SEO grátis que vai lhe ajudar a solidificar esses e outros conhecimentos simples em SEO. Vamos então as 6 dicas para melhorar o SEO do blog.

1- Defina uma palavra chave
Quando for escrever um artigo, é necessário eleger uma palavra chave (ou termo) apropriado para o texto. O que você quer é que essa palavra chave ou termo, ao ser procurado no Google, retorne seu artigo entre os primeiros. Pra isso é necessário utilizar essa palavra chave algumas vezes no texto.

Nesse artigo a palavra chave poderia ser SEO, mas esse termo é muito genérico e dificilmente eu conseguiria ficar entre os primeiros para essa pesquisa. Então vou trabalhar com um termo, ou uma palavra chave long tail. Vou trabalhar esse artigo pra tentar ranquear para o termo “dicas para melhorar o SEO do blog”. Vou utilizar esse termo algumas vezes, mas sem exageros.

2- Utilize essa palavra chave no título do artigo
Agora que já defini minha palavra chave, vou utiliza-la no título do artigo. Essa etapa é muito importante e certamente o ajudará a ranquear melhor nos mecanismos de pesquisa. A maioria dos sistemas de blogs que utilizamos (WordPress, Blogger) utilizamo o título do artigo pra criar a url do artigo, o que conta mais um ponto na tarefa de ranquear melhor.

Confira que tenho no meu título a palavra chave dicas para melhorar o SEO do blog, intercalada com outras palavras pra formar um título atraente e otimizado para SEO. 

3- Utilize essa palavra chave em tags H2
É necessário também utilizar tags de cabeçalho (H2, H3) nos seus artigos. Nesse artigo estou usando a palavra chave “dicas para melhorar o SEO do blog” num cabeçalho H2. Faça isso sempre, pois também o ajudará na tarefa de ficar bem colocado nos resultados de pesquisa. Se ainda não sabe ou não entende o que são as tags de cabeçalho sugiro que pesquise um pouco sobre o assunto.

4- Utilize essa palavra chave no corpo do texto
Você precisa utilizar a sua palavra chave ao longo do texto. Principalmente no primeiro parágrafo (veja que tenho uma técnica pra isso, repito o título em Itálico logo na primeira linha). Mas tome cuidado, existe um limite máximo e mínimo pra isso. O seu texto precisa ter entre 1 e 4,5% de ocorrências da palavra chave. Menos que isso não fará efeito e mais que isso pode ligar a luz de alerta dos mecanismos de pesquisa e seu texto ser considerado spam.

A minha palavra chave dicas para melhorar o SEO do blog está aparecendo 1% do texto.

5- Escreva artigos com mais de 300 palavras
Artigos com menos de 300 palavras tem pouca chance de ficar entre os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa. Claro que você conseguirá ranquear para várias palavras chave menos procuradas e expressivas com um texto menor que 300 palavras, mas para palavras mais concorridas e que trarão um número maior de visitas, será praticamente impossível.

Escreva artigos com mais de 300 palavras sempre (esse artigo tem 855 palavras). Não é difícil quando você realmente entende do assunto que está falando.

6- Utilize a ferramenta SEO Blog
Algumas das dicas passadas acima, apesar de simples, são difíceis de serem verificadas, como por exemplo a quantidade das palavras chave no texto, em porcentagem. Você não vai ficar escrevendo um artigo com uma calculadora na mão!

Pra resolver esse e outros problemas e lhe ajudar a treinar a escrever textos de qualidade voltados para os mecanismos de pesquisa também, criei a ferramenta SEO Blog. Com ela você pode analisar seu texto, receber recomendações e assim melhorar seus textos e as visitas de seu blog.

Pra utilizar é muito simples, basta preencher os dados solicitados e depois copiar seu artigo (que está escrevendo ou que já está publicado), acessar o Ferramenta SEO Blog e preencher os campos solicitados. Depois clique em OK (botão verde) e analise os resultados.

Estou testando na ferramenta esse artigo, com a palavra chave “dicas para melhorar o SEO do blog” e o resultado está abaixo.



Conclusão
Como pode ver, com algumas técnicas simples de SEO você já pode melhorar e muito as visitas de seu blog oriundas dos mecanismos de pesquisa. Espero que tenha gostado das 6 dicas para melhorar o SEO do blog e principalmente da Ferramenta SEO Blog.

Por: Gustavo Freitas

Fonte: http://www.mundoblogger.com.br/2013/05/6-dicas-para-melhorar-o-seo-do-blog-de-maneira-simples.html

Deixe seu recado

Deixe seu comentário.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © oGustavoReis - Desenvolvimento de Blogs - Powered by Blogger - Designed by Gustavo Reis